Você sabe o que é hiperfoco? Entenda como isso pode melhorar seu inglês

Você sabe o que é hiperfoco? Entenda como isso pode melhorar seu inglês

 

Você já deve ter parado para pensar em como existem milhões de formas possíveis de nos distrair atualmente. São emails que recebemos o tempo todo, mensagens nas redes sociais que mais usamos, sem falar das inúmeras notificações dos aplicativos em nossos celulares. Fica difícil focar, não é?

É por essa razão que treinar seu hiperfoco, assim como decidir os momentos em que sua atenção fica dispersa de forma proposital, pode fazer muita diferença, inclusive no seu processo de aprendizagem de inglês (e de tudo na vida).

Mas o que exatamente seria HIPERFOCO? Este conceito vem do livro de Chris Bailey, publicado em 2019. Hiperfocar nada mais é do que eliminar distrações ao máximo para que você consiga se dedicar totalmente ao objetivo que você estabeleceu para si mesmo. Produtividade, nesse caso, diz respeito a fazer aquilo que você realmente quer fazer. Por exemplo: se você decidiu que quer estudar 20 minutinhos de inglês todos os dias, pode nesse momento remover todas as notificações de celular que possam te distrair e tirar seu foco daquela prática que é importante e significativa para você. E se você faz aulas com um professor ou escola, é importante adotar a regra de manter o celular sem notificações.

Vale destacar que o seu cérebro trabalha contra você nesse aspecto. Ele AMA a distração e até a recompensa (com dopamina). Tudo que é novo, prazeroso ou ameaçador chama sua atenção. Tendo isso em mente, fica fácil entender os motivos pelos quais é bem difícil ficar longe do celular, né?

Até mesmo ter o celular em seu campo de visão já é distração suficiente. Vale colocar em outro cômodo, numa gaveta ou embaixo de outro objeto (a não ser que vá utilizar em seus estudos).

As suas práticas de hiperfoco melhoram pouco a pouco o seu espaço atencional, e consequentemente, melhoram os resultados de qualquer coisa que você tenha decidido fazer. Isso vale para estudos, vale para trabalho, e vale até para estar presente de verdade nos momentos em que você quer curtir, descansar e aproveitar sua vida!

Já os momentos em que o autor fala sobre foco disperso, são aqueles em que você deixa sua mente passear para onde ela bem entender. A diferença é que você está prestando atenção e observando os caminhos que ela percorre (metaconsciência, pensar sobre pensar).
Você pode até escolher entre estratégias: pensar livremente por 15 minutos e anotar tudo que vem, pensar por 30 minutos num mesmo problema e anotar ideias para resolver, ou deixar a mente dispersar fazendo algo que você gosta. Exemplos assim recarregam sua energia, podem melhorar sua criatividade, além de te deixarem pronto para focar novamente quando for necessário. Aqui eu até diria que o celular pode ser um aliado. Alguns minutinhos consumindo conteúdo divertido/relaxante (memes, mensagens para os amigos, etc) ou conteúdo de qualidade na sua rede social favorita podem contribuir com novas ideias, soluções, inspiração ou simplesmente recarregar sua energia.
O que acha, contraditório ou possível, haha? No entanto, é importante que você pense em que conteúdo está consumindo mesmo nestes momentos de distração, garantindo que seja algo que você realmente queira consumir, e que te faça se sentir bem.

Assista ao vídeo a seguir em inglês e veja mais detalhes sobre o hiperfoco:

https://www.youtube.com/watch?v=vZlX1k-YQAw&t=105s

 

Pensando nisso, veja aqui 5 perguntas em inglês para que você reflita sobre seu hiperfoco, foco disperso, e para que faça melhorias, se achar necessário:

 

  1. How long do you spend using your cell phone? What are the apps and websites you access the most? Are they contributing to your objectives? Do they provoke good feelings?
  2. Do you think you can focus easily? Are you able to keep focused for a long time?
  3. Would you like to stop accessing certain websites or apps (or reducing the quantity of time)? Why (not)?
  4. Do you pay attention to the things you think about when you’re not focusing on anything? Where does your mind go?
  5. Do you take breaks when you focus on important projects/studies? Do you feel more focused and relaxed after you do it?

 

Espero que o conteúdo seja útil para os seus estudos, trabalho, diversão e qualidade de vida!

Enjoy!

[simple-author-box]

Posso ajudar?