fbpx

TESTES INTERNACIONAIS DE INGLÊS-1

Há muitos testes internacionais de certificaçielts_logo1.gifão. Eles são solicitados por universidades internacionais e empresas. Alguns fazem parte do processo seletivo em cursos de graduação, pós-graduação, MBA, intercâmbios ou por empresas em processos seletivos, medição de resultados, promoções e projetos de expatriação. A pontuação exigida varia. 

 

As faculdades não aceitam certificados realizados a mais de dois anos, o aluno tem de refazer. Na verdade, a maioria dos resultados obtidos nos testes tem validade de 2 anos. Isso porque o nível linguístico em idioma estrangeiro varia de acordo com a nossa exposição, e estudo.
Os exames KET, PET, FCE, CAE e CPE avaliam o inglês de modo geral. O IELTS avalia o inglês para fins acadêmicos. O BECs, BULATS e  TOEIC são para o mundo dos negócios. O ILEC serve para profissionais da área de direito. As diferenças entre eles está no formato, nas habilidades cobradas, no sistema de pontuação,  no modo de darem os resultados finais, no tipo de inglês sendo avaliado (específico, geral, profissional etc.).

HABILIDADES

DESCRIÇÃO

DURAÇÃO

Compreensão

São quatro partes, total de 40 questões, nas quais é necessário ouvir quatro conversas e monólogos e, uma vez finalizada a gravação, é preciso responder a algumas das perguntas sobre o que foi ouvido.

30 minutos

Leitura

Composta de 40 questões. Dependendo do tipo de IELTS que fizer, o estudante terá de ler de três a cinco textos. No IELTS Acadêmico, serão três textos longos extraídos de livros e jornais acadêmicos, enquanto que no IELTS Geral o estudante tem cinco textos curtos retirados de jornais ou de outra fonte jornalística.

60 minutos

Escrita

O estudante terá 60 minutos para escrever os textos. O IELTS Acadêmico exige a redação de texto, resumindo as informações do gráfico, diagrama ou tabela que será entregue ao avaliado. Depois, o avaliado deverá escrever um artigo. No IELTS Geral, o avaliado começa por escrever uma carta, explicando uma situação ou solicitando uma informação e, depois, terá de escrever um artigo.

60 minutos

Conversação

É dividida em três partes: na primeira, o avaliado fala sobre si e os assuntos que gosta. Depois, na segunda parte, tem de responder a perguntas sobre um assunto em específico. Na terceira, tem de discursar sobre o assunto abordado na parte anterior. Esta parte do teste é feita com a presença do examinador.

11 a 14 minutos


As avaliações vão de 1 a 9, sendo 1 a nota mais baixa e 9 a mais alta. Os resultados podem ser em notas arredondadas ou quebradas (7.5). De acordo com a CEFR (Common European Framework of Reference), as notas: 

1 a 3.5

A1 a A2

4 e 5

B1

5.5 e 6.5

B2

7 e 8.5

C1

9

C2


Nível de domínio

Classificação no CEFR

Domínio Pleno

C2

Proficiência operativa eficaz

C1

Usuário independente

B2

Intermediário

B1

Básico

A2

Iniciante

A1


-IELTS

International English Language Testing System – Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa
É uma tradição quando se fala em exame de proficiência da língua inglesa. Mais do que um simples teste de gramática, ele avalia sua real competência de comunicar-se em inglês, afinal, o aproveitamento que você terá das aulas depende da comunicação. O exame foi desenvolvido pelo British Council em parceria com o IELTS Austrália e a Universidade de Cambridge após mais de 40 anos de pesquisas.
O IELTS é aceito em mais de 6 mil instituições na Austrália, Inglaterra, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul, inclusive mais de 3.000 norte-americanas. São aplicados mais de 1,7 milhão de exames por ano em estudantes de todo o mundo. É um dos maiores parceiros e apoiadores do CsF (Ciências sem Fronteira), aceito na maioria das instituições participantes do Programa. Também é uma solicitação para imigração na Austrália e Nova Zelândia. O Canadá aceita outros além do IELTS.
O IELTS avalia, em 2 horas e 44 minutos, a proficiência do Inglês em quatro competências: 

 

Os resultados do IELTS mostram notas para cada módulo e uma nota geral de todo o exame. A nota para cada módulo de avaliação é dada de acordo com quatro critérios: a qualidade, a coerência e a consistência das respostas, o quão extenso é o vocabulário utilizado pelo avaliado e qual o seu nível gramatical.  Validade de 2 (dois) anos.
 
Abaixo, informações sobre dois testes da Cambridge:


BULATS
É uma certificação disponível para provar domínio de francês, alemão, espanhol, além do inglês. É um teste que avalia o nível de conhecimento de um funcionário dentro de uma empresa, não existindo aprovação ou reprovação do candidato, apenas uma pontuação final.
Mais informações: no site do Bulats
 

– First Certificate in English (FCE), Certificate in Advanced English (CAE) e Certificate of Proficiency in English (CPE)


Muito comum ser exigido para quem vai solicitar bolsa de estudo internacional, além, é claro, de aparecer como requisito em universidades ao redor do mundo e, sobretudo, do Reino Unido.

 


A validade é permanente e são cinco níveis de certificado:

 

Básico (KET)
Intermediário (PET)
Intermediário superior (FCE)
Avançado (CAE)
Proficiência (CPE)

 

Mais informações: no site Cambridge English.


Se você quiser verificar os testes exigidos pelas universidades, o site do ISEP, organização não governamental que reúne 300 universidades em 50 países, tem uma relação de certificações de inglês aceitas por muitas instituições.



Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 06.04 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Lígia Crispino para o blog da Companhia de Idiomas.


Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Vagas Profissões e Revista da Cultura. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.


E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. Fale com: roselicampos@companhiadeidiomas.com.br
 
Posso ajudar?