fbpx

Sobre a Thalita e sobre nós

Recentemente vi duas entrevistas com a escritora Thalita Rebouças. Já ouviu falar?
É aquela que vendeu mais de um milhão de livros para meninas adolescentes (agora tem para meninos também).

Um dos maiores sucessos editoriais dos últimos tempos.

E as leitoras são as mesmas adolescentes que passam o dia no computador e no celular. Como assim?

Sei que é muito fácil pegar uma pessoa “bem sucedida” e explicar a razão do sucesso.

Podemos contar qualquer história de trás pra frente e sempre fará muito sentido: “fiquei rico porque meu pai bebia e nos abandonou, éramos muito pobres, o que me deu força para virar a mesa e construir meu futuro… hoje minha mãe mora em Paris etc, etc.” ou “fiquei rico porque meu pai era incrível, super trabalhador, não bebia nada, ótimo amigo, me deu todas as oportunidades, morei em vários países e aproveitei tudo para conquistar e multiplicar o que eles conquistaram.”

No final das contas, não tem regra para o sucesso, mas existem pecados mortais que levam você invariavelmente para o insucesso.

Mas voltando à Thalita Rebouças… é interessante como aquela mulher com jeito de menina, que começou do nada e hoje é um estrondo editorial, reúne comportamentos fundamentais para se chegar aonde se quer.

Você já sabe que esta coluna pretende ajudar pessoas a passar pela vida aprendendo com tudo e todos: livros, textos, filmes, músicas, pessoas, fatos…

Ela ajuda a mim também, que aprendo enquanto escrevo e quando converso com vocês nas redes sociais. Por tudo isso, vamos eleger a Thalita nossa personagem do artigo de hoje!

VOCÊ TEM MEDO DE PARECER RIDÍCULO?

A Thalita conta que na primeira Bienal do Livro da qual participou como escritora, todos se aproximavam dela para… perguntar aonde o Ziraldo e o Maurício de Sousa estavam dando autógrafos. Ela respondia, mas foi ficando invocada.

Pensou: “se eu não fizer nada diferente agora, terei desperdiçado esta oportunidade, não vou vender nada e vou justificar com o fato do Ziraldo e o Maurício estarem aqui perto.” Fácil encontrar culpados, difícil é encontrar uma solução.

Ela subiu na cadeira e gritou: “Gente, eu também sou escritora, meu livro está aqui, venham conhecer meu trabalho.” Sim, o público achou graça e se aproximou. Aí ela vendeu.

Hoje quando vai a uma feira de livros, precisa de seguranças, pois há centenas de meninas gritando seu nome. Alguém aí teria a mesma coragem?

TEM PERSISTÊNCIA? MESMO?

Eu nunca sei quando é hora de insistir ou desistir, aí está outra grande questão da vida profissional e pessoal! Na dúvida, a gente insiste mais um pouco.

A Thalita visitou livrarias diariamente, durante três anos, várias horas por dia. Média diária de vendas: 03 livros.

Hoje vende milhares em um único dia. Primeira autora brasileira de sucesso para adolescentes, justamente quando elas estavam totalmente seduzidas pela internet!

Acho que ela deve ter seguido a frase de Walt Disney: “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. O problema é que não basta ter “só” coragem e persistência…

ESTÁ PREPARADO PARA AS OPORTUNIDADES?

O sucesso pode até vir para quem tem coragem e persistência. Mas só é perene se você se prepara para ele.

A Thalita sempre gostou de ler, desde criança. É apaixonada por Saramago, José de Alencar, Vargas Llosa, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Veríssimo e João Ubaldo. Ela se preparou.

Sim, dá um trabalhão ter sorte e ficar com ela. E tem de se preparar emocionalmente, para não se sabotar e destruir tudo durante ou depois das conquistas. Você sabe que isso acontece.

TEM PRATICADO?

A maioria de nós só consegue praticar alguma coisa quando tem prazer naquilo. Se não há prazer, a gente faz por uma semana, um mês e depois inventa uma justificativa para parar.

E é só a prática que nos faz descobrir talentos ou a falta deles. Thalita escreve muito desde que aprendeu. Lá vem a persistência de novo!

AMPLIA SUA VISÃO DE MUNDO?

Talvez ler autores de estilos e gerações tão diferentes, além de observar a fase mais complicada da vida que é a adolescência, fez a Thalita ser capaz de compreender o universo e falar a mesma língua das meninas.

Não foi porque ela só pensou nisso o tempo todo, foi justamente porque ela diversificou sua formação.

Dizem que o especialista fica meio míope. Ela faz paralelos com as outras gerações, suas crenças e aflições e é isso que a faz compreender seu público leitor.

Passando para nossa vida corporativa, você entende seu target? Sua empresa? Seu chefe? Seus pares? Ou fica no seu mundinho?

TEM UM PRODUTO QUE RESOLVE UM PROBLEMA? QUE TRADUZ O QUE SEU CLIENTE PRECISA?

O pessoal do marketing diz que seu produto tem de ser a solução para alguma necessidade mal resolvida de um grupo de pessoas ou de empresas, que estejam dispostas e possam pagar por ele.

Vemos milhões de adolescentes meio perdidos, e pais mais perdidos ainda, pois não há escola de pais ou de filhos.

Pais trabalham ou se ocupam muito e quase não conseguem ter uma conversa de mais de trinta minutos com seus filhos – por semana. Os livros da Thalita “conversam” com o leitor, de certa forma preenchendo uma lacuna que os novos tempos deixaram. Talvez não resolva o problema, mas o leitor acha que resolve…

SABE FAZER A TRANSIÇÃO PARA NÃO SUMIR?

Thalita não tem medo do desaparecimento do livro físico das livrarias. Mas, ao mesmo tempo, está nas redes sociais, tem blog, e já lança seus e-books. Por via das dúvidas, está nos dois, preparando-se para a transição.

VOCÊ SE ESFORÇA MUITO PARA SE ADEQUAR?

Temos a impressão de que ela escolhe autores para ler por prazer e não pela obrigação de parecer culta.

Ela dá entrevistas com naturalidade, como se estivesse conversando entre amigos. Parece ser o que é, sem colocar nenhuma persona de escritora que concorre à Academia Brasileira de Letras.

E, como diz Paulo Leminski, “isso de tentar ser exatamente quem a gente é ainda vai nos levar além.” Se você sente que tem de anular boa parte do que é para manter sua carreira, tem algo errado aí. Mude de carreira.

Encontre aquela que você pode ser muito do que já é naturalmente, sabendo que alguns ajustes sempre são necessários. Lembra aquela fala no Rei Leão? “Agora você vai se transformar em quem você realmente é”. Por aí.

Bom, Thalita Rebouças não é minha escritora favorita, e seria até estranho se fosse. Mas é mais uma pessoa com a qual podemos aprender um pouco sobre escolhas, carreira, sucesso e felicidade. E este último tem de ser nosso assunto favorito! Até o próximo mês….

Fonte: Catho e Rosangela Souza.

_______________________________________________________________________________

Rosangela Souza é fundadora  e sócia-diretora das empresas Companhia de Idiomas e ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA.  Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e aluna do Pós-MBA da FIA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs.  Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso. 

Posso ajudar?