Inglês é o idioma do mundo acadêmico há décadas! Faz parte de quase todos os processos seletivos das universidades internacionais, pois elas precisam garantir que os futuros alunos conseguirão participar das aulas e adquirir o conhecimento necessário. Na verdade, elas querem os melhores! |
Os testes escritos cobram conteúdo variado, é um estímulo externo, isto é, o avaliado tem de mostrar conhecimento sobre um conteúdo com o qual ele pode não ter muito contato, não ter estudado ou até ter esquecido. Já na avaliação oral, por mais que o avaliador faça perguntas, o aluno faz uso daquilo que domina e conhece. Em outras palavras, ele acessa o que está internalizado, não tem administração do chute no caso dos testes de múltipla escolha. O mesmo acontece com as redações. O GMAT não tem avaliação oral, mas para muitos processos, principalmente MBAs, os candidatos passarão por uma entrevista em inglês.
GMAT
Graduate Management Admission Test
O GMAT é um exame adaptativo por computador (CAT – Computer Adaptive Test) que pode ser feito durante todo o ano em centros de teste espalhados pelo mundo. Foi criado especificamente para ajudar os cursos de pós-graduação em Administração de Empresas a qualificar os candidatos interessados em cursos avançados de negócios e administração. Seu grau de complexidade é mais elevado, pois cobra sutilezas do idioma, uma vez que foi originalmente desenvolvido para testar americanos. TOEFL e TOEIC são testes que verificam o seu conhecimento do inglês como segunda língua.
O teste usa algoritmos complexos para selecionar as questões e produzir a pontuação. O computador vai, ao longo do teste, adaptando a dificuldade das questões até chegar ao nível de conhecimento do candidato e à pontuação ideal naquele caso. Diversas critérios são avaliados para se chegar à pontuação final:
No início do teste, o computador ainda não tem nenhuma base para escolher as questões. Portanto, seleciona problemas de nível médio. Se o avaliado acerta a primeira questão, a segunda tende a ser um pouco mais difícil. Pelo contrário, se o avaliado erra, a próxima será mais fácil. Por essa razão é essencial que você dê mais atenção e acerte as primeiras 10 perguntas de cada seção. não é possível pular questões ou mudar uma resposta após tê-la confirmado.
Fica a dica
SEÇÕES |
O QUE MEDE |
TEMPO |
PONTUAÇÃO |
Verbal
41 questões |
capacidade de ler e compreender materiais escritos, raciocinar e avaliar argumentos, e corrigir materiais escritos para adequar ao inglês escrito padrão e transmitir o significado. |
75 minutos |
0 a 60 |
Quantitativa
37 questões |
capacidade matemática básica, a compreensão de conceitos elementares, e a capacidade de raciocinar quantitativamente, resolver problemas quantitativos e interpretar dados gráficos. É necessário um conhecimento básico de aritmética, álgebra e geometria, mas a seção Quantitativa é um teste de raciocínio e não das habilidades básicas de matemáticas. |
75 minutos |
0 a 60 |
Raciocínio Integrado
12 questões |
capacidade de interpretar e analisar dados de fontes diferentes e apresentados em formatos diferentes para resolver problemas. Ela cobra as habilidades necessárias para o êxito em um mundo tecnologicamente avançado e rico em dados. |
30 minutos |
1 a 8 |
Redação
1 tema |
capacidade de pensar criticamente e comunicar suas ideias por escrito. A pontuação da redação é independente da pontuação das questões de múltipla escolha. |
30 minutos |
0 a 6 |
Analytical Writing Assessment Score (AWA Score)
A Redação Analítica tem valor de zero(mínimo) a seis (máximo):
NOTA |
DESCRIÇÃO |
0 |
O texto é ilegível ou foge completamente do tema proposto. |
1 |
O texto é fundamentalmente ruim. |
2 |
O texto é deficiente. |
3 |
O texto é seriamente limitado. |
4 |
O texto é apenas adequado. |
5 |
O texto é bom. |
6 |
O texto é excepcional. |
Além de observar a pontuação total, algumas universidades ainda consideram as seções individualmente. Ou seja, não adianta ir muito bem em uma das seções para compensar um desempenho fraco na outra.
Mais informações: no site do GMAT
Escrito por Lígia Velozo. Publicado em 29/04 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Lígia Velozo para o blog da Companhia de Idiomas.
Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Vagas Profissões e Revista da Cultura. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Cultura.