Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Pra você saber mais sobre SOCIAL LEARNING - Companhia de Idiomas

Pra você saber mais sobre SOCIAL LEARNING

 

  1. O que é Social Learning, ou Aprendizagem Social? 

Essa teoria foi criada pelo professor da Universidade Stanford, Albert Bandura, e busca compreender como e o quanto aprendemos através da interação com as pessoas, fora dos modelos tradicionais de aprendizagem (ainda aplicados pela maioria das escolas e empresas)  no mundo.

 

  1. Mas como acontece esse aprendizado? 

Segundo este estudo, nós aprendemos mais ou menos de acordo com o padrão 70:20:10.

  • 70% do que aprendemos acontece nas experiências mão na massa,
  • 20% através de interações com pares, coaches e mentores e
  • 10% nos ambientes tradicionais da escola e nos treinamentos estruturados – nos quais o professor (ou quem professa o saber) ensina, e o aluno (ou quem ouve e anota) aprende.

 

  1. Conhecimento ou conexão? 

Segundo o professor e consultor Charles Jennings, “Estamos vivendo em um mundo onde o ACESSO supera o CONHECIMENTO todos os dias. Aqueles que sabem como buscar a informação, como encontrá-la e como fazer conexões, vão se destacar. Aqueles que confiarem no conhecimento estático e habilidades que não se interconectam, vão cometer um erro.”

 

  1. Quais problemas essa abordagem quer resolver?
  • Treinamentos e cursos tradicionais são um investimento alto porque se concentram no ensino síncrono – horas pagas a quem ensina, ao vivo, e horas investidas por quem “aprende”
  • Embora bons programas possam impactar e gerar conhecimento entre os participantes, se esse conhecimento não for aplicado imediatamente, o resultado é um residual mínimo, e consequentemente, poucos ganhos para a empresa no que se refere a aumento de eficácia, produtividade, margens, mudanças graduais ou disruptivas, ou qualquer outro objetivo estabelecido.

 

  1. Muitas empresas ainda têm modelos tradicionais em suas áreas de L&D. Como implementar a CULTURA DE APRENDIZAGEM, aos poucos? 
  • Investigar os problemas de engajamento e performance de forma mais ampla, admitindo que podem ser consequência de formatos de treinamento ultrapassados, que não mais motivam os treinandos
  • Integrar o modelo 70:20:10 nas estratégias de treinamento
  • Investir mais em Aprender a Aprender
  • Conhecer a potência da aprendizagem colaborativa em seus diversos formatos
  • Permitir e estimular que o funcionário assuma o controle de sua própria jornada de aprendizado, promovendo um ambiente favorável ao encontro de conhecimento, habilidades, conexões e práticas que promovam o aprendizado

 

  1. O que mais é possível fazer, com baixo investimento? 
  • FAQs e Fóruns: os funcionários podem fazer e responder perguntas uns dos outros
  • Wikis: informações que precisam ser disseminadas na empresa podem ser colocadas em um ambiente ‘Wiki” colaborativo, de forma que todos possam criar tópicos, atualizar e consultar em tempo real.
  • Mentorias (reversas, cruzadas ou tradicionais): criar canais de comunicação organizados, para que as pessoas possam compartilhar conhecimentos, ensinando e aprendendo de forma colaborativa
  • Gamificação e prêmios:  é bem importante nutrir a comunidade (senão ela pode morrer antes de se fortalecer), acompanhando progressos individuais e do time, estimular participantes que atualizam conteúdo, que ensinam e/ou que aprendem no ambiente

 

Fontes: 

https://open.spotify.com/show/4RdGmQsvSV5AZAfJg1qviB?si=hFxOrBpNS5-qNVTm9yj3DA&nd=1

https://www.docebo.com/learning-network/blog/what-is-social-learning-how-to-adopt-it/

 

[simple-author-box]

Posso ajudar?