Planejamento para Estudar Inglês (Parte 3) - Companhia de Idiomas

Planejamento para Estudar Inglês (Parte 3)

 
 
3) Escolha do formato de curso

Há inúmeras opções de escolas, professores particulares e recursos para estudar inglês. A grande questão é avaliar se a metodologia será adequada ao seu estilo de aprendizagem e se os professores são qualificados.


O que avaliar ao escolher o melhor fornecedor? Prepare-se para falar como coordenador pedagógico ou o professor particular:


Qual material será usado no curso? É próprio, customizado para o aluno ou de editoras, on-line?
Que recursos extraclasse são oferecidos? Exemplo: conteúdo on-line, portal, aulas extras, aulas de reforço, jogos…
Como é a metodologia da escola e como vocês corrigem os erros dos alunos em aula?
E se eu não estiver acompanhando o grupo, o que acontece? Vocês dão suporte? 
Qual é a duração das aulas? (Porque há escolas que oferecem aulas de 50 minutos e cobram valor hora.)
Qual é o programa total? (Carga horária de cada estágio e quantos estágios para chegar ao nível avançado.*)
Qual o número máximo de alunos por turma? (Aqui é importante cruzar a duração das aulas X número de alunos. Quanto mais alunos, menos tempo de prática assistida pelo professor você terá. Qual é o problema? Você poderá falar pouco e, quando falar, nem sempre seu professor ouvirá e fará eventuais correções dos seus erros.)
As salas são montadas com alunos de níveis diferentes de proficiência? (Por conta da dificuldade de montar grupos com o mesmo nível, várias escolas adotaram os grupos multi-nível. Isso pode ser um fator limitante no processo de aprendizagem, pode gerar frustrações e bloqueios.)

*Essa pergunta é relevante por conta do que descreve a CEFR (Common European Framework of Reference):


Nível

Descrição

A1

INICIANTE (até 80 – 100 horas)

 

Pode entender e usar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.

A2

BÁSICO (até 180 – 200 horas)

 

Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requeiram troca de informações curtas e precisas.

B1

INTERMEDIÁRIO (até 350 – 400 horas)

 

Pode entender os pontos principais sobre assuntos do dia a dia. Pode lidar com situações cotidianas de turismo. Capaz de produzir textos simples. Pode descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições, além de opinar de maneira limitada sobre planos e discussões.

B2

USUÁRIO INDEPENDENTE (até 550 – 600 horas)

 

É capaz de entender textos complexos sobre temas variados. Pode interagir com falantes nativos de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados e defender um ponto de vista sobre temas gerais.

C1

PROFICIÊNCIA EFICAZ (até 750 – 800 horas)

 

É capaz de compreender textos extensos e com certo nível de exigência. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem fazer muito esforço. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade.

C2

DOMÍNIO PLENO (até 1000 – 1200 horas)

 

É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenas nuances de significado, inclusive em situações de maior complexidade.

Se você quiser fazer essas perguntas para um especialista da Companhia de Idiomas, basta agenda um horário com roselicampos@companhiadeidiomas.com.br, teremos prazer em esclarecer como desenhamos cursos sob-medida para nossos alunos.

Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 27 de janeiro de 2017 para Vagas.com. Editado por Lígia Crispino para o site da Companhia de Idiomas – Artigos de Gestão.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Revista da Cultura e Exame.com. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.
Posso ajudar?