O que avaliar ao escolher o melhor fornecedor? Prepare-se para falar como coordenador pedagógico ou o professor particular:
– Qual material será usado no curso? É próprio, customizado para o aluno ou de editoras, on-line?
– Que recursos extraclasse são oferecidos? Exemplo: conteúdo on-line, portal, aulas extras, aulas de reforço, jogos…
– Como é a metodologia da escola e como vocês corrigem os erros dos alunos em aula?
– E se eu não estiver acompanhando o grupo, o que acontece? Vocês dão suporte?
– Qual é a duração das aulas? (Porque há escolas que oferecem aulas de 50 minutos e cobram valor hora.)
– Qual é o programa total? (Carga horária de cada estágio e quantos estágios para chegar ao nível avançado.*)
– Qual o número máximo de alunos por turma? (Aqui é importante cruzar a duração das aulas X número de alunos. Quanto mais alunos, menos tempo de prática assistida pelo professor você terá. Qual é o problema? Você poderá falar pouco e, quando falar, nem sempre seu professor ouvirá e fará eventuais correções dos seus erros.)
– As salas são montadas com alunos de níveis diferentes de proficiência? (Por conta da dificuldade de montar grupos com o mesmo nível, várias escolas adotaram os grupos multi-nível. Isso pode ser um fator limitante no processo de aprendizagem, pode gerar frustrações e bloqueios.)
*Essa pergunta é relevante por conta do que descreve a CEFR (Common European Framework of Reference):
Nível |
Descrição |
A1 |
INICIANTE (até 80 – 100 horas) |
|
Pode entender e usar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. |
A2 |
BÁSICO (até 180 – 200 horas) |
|
Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requeiram troca de informações curtas e precisas. |
B1 |
INTERMEDIÁRIO (até 350 – 400 horas) |
|
Pode entender os pontos principais sobre assuntos do dia a dia. Pode lidar com situações cotidianas de turismo. Capaz de produzir textos simples. Pode descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições, além de opinar de maneira limitada sobre planos e discussões. |
B2 |
USUÁRIO INDEPENDENTE (até 550 – 600 horas) |
|
É capaz de entender textos complexos sobre temas variados. Pode interagir com falantes nativos de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados e defender um ponto de vista sobre temas gerais. |
C1 |
PROFICIÊNCIA EFICAZ (até 750 – 800 horas) |
|
É capaz de compreender textos extensos e com certo nível de exigência. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem fazer muito esforço. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade. |
C2 |
DOMÍNIO PLENO (até 1000 – 1200 horas) |
|
É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenas nuances de significado, inclusive em situações de maior complexidade. |
Se você quiser fazer essas perguntas para um especialista da Companhia de Idiomas, basta agenda um horário com roselicampos@companhiadeidiomas.com.br, teremos prazer em esclarecer como desenhamos cursos sob-medida para nossos alunos.