fbpx

Peculiaridades dos brasileiros que surpreendem os estrangeiros

 

Quem nunca se sentiu meio deslocado quando em uma viagem ao exterior, como se fosse um peixe fora d’água mesmo, sem saber como agir em diferentes situações? Nessas horas, o melhor conselho é tentar seguir o fluxo e fazer como a maioria.

 

Muitos estrangeiros que vêm ao Brasil como turistas, ou mesmo de mudança, podem se ver diante de certas situações que lhes são peculiares e acabam pensando “esse brasileiros têm cada uma…”

 

Aqui vão algumas destas situações, que são bem comuns para nós, mas que podem causar admiração ou até algum leve estranhamento.

 

  1. 30 dias de férias por ano, mais feriados e emendas.

Entre as grandes potências mundiais, incluindo EUA e Reino Unido, o povo brasileiro é o único que pode contar com um mês inteirinho de férias para desfrutar durante o ano. Isso, fora os feriados e as amadas emendas ou ou feriados-ponte.

 

  1. Almoço completo.

Quando sentamos para comer, nós realmente sentamos para comer: couvert, salada, prato principal e até sobremesa, com direito a um cafezinho no final. Será que é por isso que muitos brasileiros sentem aquela tradicional sonolência pela tarde?

 

  1. Somos muito calorosos.

Tá chegando ou indo embora? Não tem problema, porque o brasileiro não economiza no abraço e no beijo. Às vezes, até mais de um, como em alguns estados. Paulistas sempre dão um beijinho no rosto, enquanto em Pernambuco costuma-se dar dois, e para os cariocas, no
Rio de Janeiro, são sempre três beijinhos.

 

  1. Mais de um banho por dia.

Já dizia Jorge Ben Jor que somos um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. E com essa fartura de recursos naturais, e o calor que faz em muitas regiões, o brasileiro adora tomar um banho. E já que gostamos tanto, por que não tomar mais que um por dia? Um banho cedo para espantar o sono e um depois, antes de dormir, para ajudar a relaxar de um dia de trabalho. Mas lembre-se, nada de exagero no tempo de banho.

 

  1. Pizza com garfo e faca.

Já ouviu falar que uma pizza é melhor saboreada quando comemos usando as mãos? Eu já, mas o brasileiro não acredita muito nessa teoria. Por aqui usamos garfo e faca na pizzaria, no rodízio e até comendo pizza em casa.

 

Esses são apenas alguns exemplos, mas as peculiaridades são inúmeras, não param por aí. E é essa parte da beleza do nosso país tropical, com uma variedade de hábitos e costumes, mas que não exclui ninguém.

 

(texto baseado no blog de EF English Live

https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/10-costumes-brasileiros-que-os-gringos-acham-estranho/)

Posso ajudar?