by Google Translate
Os desafios de aprender espanhol como segunda língua

 

Aprender uma segunda língua sempre é um desafio. No caso do espanhol, alguns destes desafios podem ser as diferenças culturais, uma vez que a língua espanhola se fala em muitos paises. São 21 países que o tem como língua oficial, e cada um com sua própria cultura e formas de comunicação. Outro desafio é o vocabulário, já que o do é bastante vasto e algumas palavras e expressões podem ter significados diferentes dependendo do contexto em que são usadas. Isso sem falar nos sotaques locais, onde muitos alunos sentem dificuldades na hora da compreensão oral.

No caso dos alunos brasileiros, a similaridade do espanhol com o português pode facilitar essa compreensão, mas também pode levar a confusões na pronúncia, muito comuns com as letras G, J e R, por exemplo. A gramática do espanhol também é complexa, e os brasileiros podem ter dificuldades com alguns aspectos, como a conjugação dos verbos e o uso correto dos pronomes, como o uso e posição dos pronomes reflexivos, por exemplo.

Os falsos cognatos são outro grande desafio para os brasileiros. Esse grupo se refere a palavras em idiomas diferentes que parecem ter a mesma raiz e, portanto, parecem ter um significado semelhante, quando na verdade são diferentes. Essas palavras traiçoeiras podem levar a erros de comunicação, confusão e até mesmo mal-entendidos. Alguns exemplos de falsos cognatos em espanhol são as palavras exquisito, apellido, embarazada, entre outras.

Para superar esses desafios, é importante estudar regularmente, assistir a filmes e programas em espanhol para melhorar a compreensão auditiva, e estar disposto a cometer erros e aprender com eles. Além disso, claro, é recomendável buscar a orientação de um professor de espanhol ou participar de aulas de idiomas para ajudar a compreender melhor as complexidades da língua.

 

A seguir, deixo alguns links que podem te ajudar com alguns dos desafios mencionados neste artigo.

 

Verbos reflexivos:

https://espanol.lingolia.com/es/gramatica/verbos/verbos-reflexivos

https://www.spanishlearninglab.com/los-verbos-reflexivos-en-espanol/

 

Falsos cognatos:

https://www.todamateria.com.br/falsos-cognatos-no-espanhol-falsos-amigos/

 

Pronuncia do  G e J:

https://www.youtube.com/watch?v=rPKZVV45pg4&t=1s

https://www.guiainfantil.com/articulos/ocio/trabalenguas/trabalenguas-para-ninos-con-la-letra-g/#:~:text=Donde%20digo%20digo%2C%20no%20digo,y%20gozan%20Grillo%20y%20Gallo!

 

Pronuncia do R e RR:

https://www.youtube.com/watch?v=8agG2fYbiPY

https://www.spanish.cl/vocabulario/trabalenguas-con-r.htm

 

Escrito por Alexis.