by Google Translate
Estudando adjetivos e advérbios em inglês com Larry Page e Sergey Brin

Buscando maneiras de estudar e contextualizar a gramática inglesa, vamos ler este trecho do segundo capítulo do livro The Google Story, David A. Vise e Mark Malseed? Ele relata o encontro entre Larry e Sergey e está repleto de adjetivos e advérbios, classes de palavras muito importantes na construção de frases mais ricas.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado ou condição. Em português, ele pode ser posicionado antes ou depois do substantivo. Já em inglês, ele sempre vem antes e não sofre alteração, nem de gênero nem de número, como no português.

Advérbio é toda palavra invariável que acompanha o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, modificando o seu sentido. Os advérbios sempre expressam uma circunstância ou ideia acessória em relação à palavra a que se referem, são eles de lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.

Advérbios de tempo incluem: afterwards, already, always, immediately, last month, now, soon, then, yesterday etc.

Alguns exemplos de advérbios de lugar: above, below, here, outside, over there, there, under, upstairs etc.

Advérbios de maneira, terminados em –ly: badly, happily, sadly, slowly, quickly, e outros que incluem well, hard, fast.

Advérbios de intensidade: almost, much, nearly, quite, really, so, too, very, etc.

Por fim, os advérbios de frequência: again, almost, always, ever, frequently, generally, hardly ever, nearly, always, never, occasionally, often, rarely, seldom, sometimes, twice, usually, weekly.

 

EXERCÍCIO
Das palavras em negrito e sublinhadas, quais são adjetivos e quais são advérbios?

When Larry met Sergey In the Spring of 1995, they connected instantly. Despite their differences, there was no denying the chemistry between them; the energy was palpable. It was during a new student orientation at Stanford, and Sergey was showing Larry and prospective graduate students around the sun-laden California campus and its environs. Suddenly, the pair started to argue about random issues. It seemed an odd moment for two people who barely know each other to be debating, sparks flying, but in fact each was playing a favorite game.

Younger than Larry and the others, Sergey had been at Stanford for two years already. A math whiz, he completed his undergraduate degree at 19, aced all ten of the required doctoral exams at Stanford on his first try, and teamed easily with professors doing research. Confident, fit, and outspoken, Sergey especially enjoyed the gymnastics, swimming and social life at Stanford, while also spending time on computer and math problems. Larry, a Midwesterner, felt uneasy about being one of the select few admitted to Stanford’s elite and competitive Ph.D. program, and harbored serious doubts that it would work out. He hoped to make friends with other students during the campus visit.

“At first it was pretty scary. I kept complaining”, he recalled, “that I was going to get sent home on the bus.”

Fortunately, Larry and Sergey quickly found each other, as well as a shared passion for jousting with an intellectually worthy adversary, even if it meant taking absurd positions. The subjects of their animated exchanges didn’t matter. What counted was persuading the other guy to see the world your way.

 

Curiosidade
Em Stanford, Larry e Sergey trabalhavam no projeto chamado “Backrub”, que estudava mecanismos de busca na Internet. Depois de considerar chamá-lo “The Whatbox,” a inspiração veio com a palavra googol (termo usada para um número com 100 zeros). Através de uma pequena mudança na ortografia, chegaram a Google, que Page considerou mais fácil de digitar e de memorizar. Assim, em 1997, nascia Google.com.

 

KEY

ADJETIVOS palpable / new / prospective / random / odd / favorite / younger (comparative) / doctoral / confident / fit / outspoken / social / uneasy / competitive / serious / scary / absurd
ADVÉRBIOS instantly / suddenly / barely / already / easily / especially / pretty / fortunately / quickly / intellectually

 

Artigo escrito por Lígia Velozo Crispino e publicado na coluna semanal da Exame.com. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões e Revista Exame. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes. Quer falar comigo? Meu email é ligia@companhiadeidiomas.com.br e Skype ligiavelozo