As universidades internacionais precisam garantir que os futuros alunos conseguirão participar das aulas e adquirir o conhecimento necessário. Uma das ferramentas usadas nesses processos seletivos é o teste internacional.
|
Os testes escritos cobram conteúdo variado, é um estímulo externo, isto é, o avaliado tem de mostrar conhecimento sobre um conteúdo com o qual ele pode não ter muito contato, não ter estudado ou até ter esquecido. Já na avaliação oral, por mais que o avaliador faça perguntas, o aluno faz uso daquilo que domina e conhece. Em outras palavras, ele acessa o que está internalizado, não tem administração do chute no caso dos testes de múltipla escolha. O mesmo acontece com as redações.
TOEFL iBT (Internet-Based Test)
Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira é o certificado mais conhecido. Com validade de 2 (dois) anos, é aceito em grande parte das universidades dos Estados Unidos e muitas da Europa, mediante uma nota mínima estabelecida por cada instituição. A pontuação vai de 0 a 120.
O TOEFL avalia o domínio de inglês do candidato, sua capacidade de combinar as habilidades de Listening, Reading, Speaking e Writing para realizar tarefas acadêmicas. Seções do TOEFL
Seção |
Pontuação |
Notas |
Atividades |
Reading (Leitura)
60 a 80 minutos |
0 a 30 |
Alto (22 a 30) Intermediário (15 a 21) Baixo (0 a 14) |
36 a 56 questões Ler 3 ou 4 trechos de textos |
Listening (Compreensão oral)
60 a 90 minutos |
0 a 30 |
Alto (22 a 30) Intermediário (15 a 21) Baixo (0 a 14) |
34 a 51 questões Ouvir palestras, discussões em sala de aula e conversas e responder às perguntas. As questões pedem que o estudante determine as principais ideias, detalhes, funções, posicionamentos, inferências e organização geral. |
Intervalo 10 minutos |
– |
– |
– |
Speaking (Conversação)
20 minutos |
0 a 30 |
Boa (26 a 30) Satisfatória (18 a 25) Limitada (10 a 17) Insuficiente (0 a 9) |
6 tarefas Duas tarefas independentes e quatro integradas. Nas independentes, os estudantes devem responder a questões pessoais sobre algum aspecto da vida acadêmica. Nas tarefas integradas de leitura, compreensão e expressão oral, estudantes devem ler uma passagem, ouvir outra passagem e falar sobre como as ideias das duas se relacionam. |
Writing (Escrita)
50 minutos |
0 a 30 |
Boa (24 a 30) Satisfatória (17 a 23) Limitada (1 a 16) |
2 tarefas Uma tarefa é integrada (20 minutos) e a outra, independente (30 minutos). Na integrada, estudantes devem ler uma passagem acadêmica, ouvir outra passagem e escrever sobre como as ideias das duas passagens se relacionam. Na independente, o estudante deve escrever um ensaio pessoal. |
Visite o site do TOEFL
roselicampos@companhiadeidiomas.com.br