by Google Translate
Dicas para melhorar o vocabulário em português

 

Quando se vive em um país diferente, é a comunicação que cria conexões e vínculo com as pessoas, tornando sua estadia uma boa experiência. Mas falar um idioma com desembaraço requer agilidade na busca de expressões e estruturas no contexto certo; domínio da escuta, para identificar palavras, sons e informações; bom conhecimento de gramática para usar estruturas corretamente; e claro, ter um vocabulário bom e variado. Desenvolver um bom vocabulário pode ser a pedra no sapato de muitos aprendizes de português. E aqui, vamos ver algumas dicas para aumentar sua lista de palavras e ajudar a torná-lo mais fluente e soar mais natural.

1. Crie um glossário:
Tenha por perto um caderno ou um bloquinho e anote sempre novas palavras que ouvir numa conversa na rua, no trabalho, num restaurante… Faça isso em qualquer lugar, não deixe passar a oportunidade. Pode até parecer estranho, mas se deixar para fazer depois, quando chegar em casa, é bem provável que você acabe se esquecendo.

2. Procure assistir filmes, séries e documentários:
No começo, pode ser até com a legenda em português, para não perder nadinha. Mas tenha por perto aquele bloquinho que falamos na Dica 1, e aproveite para aumentar sua lista, colocando lá as novidades que escutar.

3. Leia sempre:
Não perca a chance, leia tudo que cair em suas mãos: folhetos, anúncios, revistas, jornais, blogs, gibis, livros… Hoje, temos acesso a muitos recursos pela internet! Se você optar por um livro, no começo serão muitas palavras “estranhas”. Neste caso, você nem precisa consultar tudo no dicionário, ou você corre o risco de se sentir “empacado” e perder o interesse. Coloque naquele seu glossário somente as palavras mais frequentes.

4. Fale bastante:
O mundo é seu laboratório! Brasileiro gosta de ajudar, então aproveite a chance. Exercitando sua fala, vai ativar as novas palavras que está aprendendo, o que vai torná-lo mais fluente e natural. Não tenha medo de errar, pois vai encontrar muita gente disposta a entendê-lo e conversar com você.

5. Um bom dicionário:
Não abra mão de um bom dicionário. Há excelentes aplicativos que podem ser baixados no celular e consultados na palma da sua mão, ainda com os recursos de reproduzir a pronúncia correta.

6. Crie uma meta:
Um ótimo recurso é criar uma meta semanal. Estabeleça uma quantidade de palavras que deseja aprender, coloque no seu glossário e sempre que tiver uma chance, inclua as novas palavras e expressões em suas conversas. Essa prática vai alavancar seu progresso!

 

O que achou, curtiu? Então, bóra colocar em prática essas dicas, explorando ao máximo seu potencial e domine a Língua Portuguesa!

 

Escrito por Patricia Cavalcanti.