Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Competências comportamentais em processos seletivos - Companhia de Idiomas

Competências comportamentais em processos seletivos

 


As empresas estão ainda mais exigentes em seus processos seletivos, pois, como há muitos candidatos por vaga por conta da situação do país, os recrutadores estão em busca de diferenciais no comportamento. Qualquer um pode fazer bons cursos, mas aliar as competências técnicas às comportamentais, ah, isso já é bem mais difícil!

Veja quais habilidades são seus pontos fortes e quais você precisa trabalhar:

Comunicação: desenvoltura, coerência entre o discurso e a ação, objetividade, capacidade de transmitir ideias, bom português, capacidade de escutar;

Negociação: capacidade de persuasão, foco em resultados, respeito às pessoas, administração de conflitos;

Liderança: capacidade de envolver e motivar as pessoas, carisma, tomada de decisão, capacidade de detectar e desenvolver potenciais da equipe, assertividade;

Ética: transparência, confiabilidade;

Energia: iniciativa, veste a camisa, entusiasmo e vibração, brilho nos olhos;

Equilíbrio emocional: capacidade de trabalhar sob pressão, resistência à frustração, maturidade;

Flexibilidade: capacidade de se adaptar às mudanças e rever pontos de vista, abertura para feedback e ideias diferentes;


Criatividade: capacidade de resolver problemas, intuição, capacidade de inovação.

Se você não sabe como você está nessas competências, pergunte para amigos e familiares. Peça feedback honesto para pessoas diferentes. Nós não somos perfeitos e não seremos, mas isso não quer dizer que tenhamos de nos conformar com eventuais limitações. Precisamos buscar a evolução contínua. Fato!

Para finalizar, quero ressaltar que é muito comum ver candidatos extremamente ansiosos, querendo mostrar que são a melhor escolha para a vaga. Com isso, acabam cometendo erros cruciais: falam demais, contam muitos casos, interrompem outros candidatos, não escutam. Também querem mostrar liderança e passam por cima do trabalho em equipe nas dinâmicas. Portanto, muito cuidado ao mostrar seu potencial em processos seletivos

 Ligia Crispino é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Formada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, possui cursos em Marketing de Serviços pela FGV; Gestão de Pessoas pelo Ibmec; Branding e Inteligência Competitiva, ambos pela ESPM; Business English em Boston. É analista quântica e dá palestras sobre comunicação, ensino, gestão de negócios e pessoas. Ligia escreve mensalmente para o VAGAS Profissões
Posso ajudar?