• Minha Conta
 
by Google Translate
  • Home
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Responsabilidade Social
    • Clientes
    • Trabalhe conosco
  • Cursos
    • Inglês
    • Espanhol
    • Francês
    • Cursos com Fins Específicos
    • Cursos de Idiomas para Empresas
    • Português para Estrangeiros
  • Consultoria
    • Teste de Proficiência em Idiomas
    • Política de Idiomas
    • Gestão de Idiomas
    • Transição de Carreira
  • Para Escolas
  • Teste seu Idioma
    • Inglês
    • Espanhol
  • Blog
    • Aprendendo a Aprender
    • Dicas de Inglês
    • Dicas de Espanhol
    • Gestão e Carreira
  • Contato
Menu
  • Home
  • Sobre Nós
    • Quem somos
    • Responsabilidade Social
    • Clientes
    • Trabalhe conosco
  • Cursos
    • Inglês
    • Espanhol
    • Francês
    • Cursos com Fins Específicos
    • Cursos de Idiomas para Empresas
    • Português para Estrangeiros
  • Consultoria
    • Teste de Proficiência em Idiomas
    • Política de Idiomas
    • Gestão de Idiomas
    • Transição de Carreira
  • Para Escolas
  • Teste seu Idioma
    • Inglês
    • Espanhol
  • Blog
    • Aprendendo a Aprender
    • Dicas de Inglês
    • Dicas de Espanhol
    • Gestão e Carreira
  • Contato
R$0,00 Cart
Como saber se o investimento em idiomas está dando resultado
Como saber se o investimento em idiomas está dando resultado

Para treinamentos em idiomas alcançarem os resultados esperados é preciso haver planejamento e avaliação.

Há vários métodos para avaliar os resultados de treinamentos. Alguns são mais imediatos e simples, como as avaliações de:

· Reação (para saber a opinião dos participantes sobre o curso)
· Aprendizagem (testes aplicados antes e depois do treinamento para medir o quanto o conteúdo foi assimilado, ou seja, a retenção)
· Mudança de comportamento (no caso de idiomas, por exemplo: o quanto o profissional já consegue participar mais ativamente e de forma segura em reuniões)
· ROI – Retorno do investimento

Muitos profissionais de gestão de pessoas dizem que é difícil medir o ROI em educação corporativa, sob a ótica dos resultados financeiros da empresa. Mas quando há limitações em comunicação entre equipes multiculturais, lideranças e liderados, empresa e stakeholders (fornecedores, clientes, investidores), um elemento adicional é agregado a esse pacote de riscos que impactam os resultados do negócio. A comunicação nos idiomas necessários para o negócio rodar não pode ser um entrave.

 

Então, quais são os fatores que impactam o Retorno do Investimento em idiomas?

1. Budget – orçamento dedicado para esta ação de treinamento
2. Número de colaboradores no programa – fazer um levantamento de necessidades e se o budget não for suficiente para esse número, será preciso estabelecer critérios de seleção
3. Prazo para a meta de cada colaborador ser atingida

Esses três fatores são determinantes para a definição do(s) fornecedor(es) e as modalidades de cursos que serão ofertadas. Em várias empresas, o programa de idiomas não está sob o guarda-chuva de Benefícios, ele integra as trilhas de suas universidades corporativas. Não é possível esperar resultados positivos, oferecendo apenas uma opção online sem considerar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e sem acompanhamento.

Tendo fornecedor(es) de qualidade, aí vem a medição de resultados. Na Companhia de Idiomas, temos vários critérios para acompanhar e medir resultados. Não pode ser apenas uma ação anual e isolada. Há que se ter:

1) Suporte e acompanhamento do programa, isto é, das aulas com professor e do estudo autônomo, pelo fornecedor, RH e/ou consultoria de idiomas.
2) Feedback das pessoas envolvidas no processo, professor, coordenador pedagógico, outros alunos, colegas, gestor, RH etc.
3) Análise comparativa, tendo como base o mapeamento linguístico inicial e avaliações subsequentes ao longo do programa. É preciso monitorar o número de lacunas, desenhando junto com o aluno um plano de desenvolvimento na língua estrangeira para diminuir esse gap e incrementar suas habilidades linguísticas.
4) Exposição dos alunos a situações autênticas de uso do idioma estrangeiro. Experiência ou simulados “on the job”.

Se você quiser saber mais sobre este tema ou qualquer outro assunto em treinamento de idiomas, é só falar com algum profissional do nosso time pelo e-mail atendimento@companhiadeidiomas.com.br ou pelo WhatsApp (11) 9 8204-4234.

 

Lígia Velozo Crispino

Fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões e Revista Exame. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes. Quer falar comigo? Meu email é ligia@companhiadeidiomas.com.br e Skype ligiavelozo

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Recentes
  • Aprenda o gerúndio em espanhol com Shakira
  • Prepare-se para entrevistas de trabalho em inglês com dicas essenciais
  • Pratique espanhol e conheça 4 carnavais latinos e o seu vocabulário único
  • Aprenda mais sobre as duas expressões F.O.M.O. e J.O.M.O.
  • Buen ou bueno? Descubra quando usar este tipo de adjetivos em espanhol
Tags
aprendizado carreira cinema coaching currículo cursos desenvolvimento desenvolvimento pessoal dicas dicas de espanhol dicas de inglês empreendedorismo engajamento english esl espanhol estudo felicidade filmes fluência gestão google gramática habilidade idiomas inglês liderança medo modalidade motivação música netflix notícias online planejamento preocupação processo seletivo produtividade propósito quiz séries TED teste vocabulário vulnerabilidade

Você poderá gostar de:

Blog

Pratique inglês com notícias sobre vacinas no mundo

Leia Mais >
15 de janeiro de 2021
Blog

Aprenda inglês e as tradições do Dia de Ação de Graças

Leia Mais >
26 de novembro de 2020
Blog

Pratique espanhol com a história da yoga

Leia Mais >
27 de outubro de 2020

Siga-nos nas redes sociais

Institucional

  • Sobre Nós
  • Privacidade
  • Clientes
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Minha Conta

Cursos

  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
  • Cursos com Fins Específicos
  • Cursos de idiomas para empresas
  • Português para estrangeiros

Consultoria

  • Teste de Proficiência em Idiomas
  • Política de Idiomas
  • Gestão de Idiomas
  • Transição de Carreira

Área Restrita

  • Alunos
  • Professores
  • Recursos Humanos

Teste seu idioma

  • Inglês
  • Espanhol

Para escolas

  • Transformação Digital
  • atendimento@companhiadeidiomas.com.br
  • +55 11 98204-4234

Este site utiliza cookies para melhorar a sua navegação.

Ao navegar no site estará concordando com a sua utilização. Configurações.

Companhia de Idiomas
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.