Confúcio disse que “você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas.” Concordo com ele quase sempre. Há pessoas que não mudam, e somos nós quem temos de nos adequar – se isso nos interessar, claro. Há ambientes que não mudam, mas nós podemos aceitá-los e até buscar uma forma de nos divertir quando temos de frequentá-los – se quisermos.
Mas eu realmente acredito na capacidade do ser humano de mudar o vento, não só de ajustar a velas!
Aqui na Companhia de Idiomas, uma empresa de cerca de 140 colaboradores no segmento de idiomas para executivos e “in company”, em 22 anos tivemos de ajustar as velas, consertar o barco, trocar o barco, mudar o capitão (sim, foram muitas aventuras!) inúmeras vezes – e, não raramente, conseguimos também mudar o vento.
“Mudar o vento”, para mim, significa não ser refém do mercado, não agir apenas de forma reativa, oferecendo ao cliente “só” o que ele quer. Significa interferir no mercado e compreender a mente do cliente – a ponto de criar um produto ou serviço que o cliente quer, mas ainda não sabe que quer.
Se conseguirmos transformar uma enorme dificuldade de nossas empresas em uma solução e ainda uma oportunidade de negócio, o sucesso é garantido.
Fizemos isso com o ProfCerto. Um dos principais desafios da Companhia de Idiomas era – como em vários setores da economia – a escassez de mão de obra qualificada. Ficamos anos tentando atrair professores, gastamos horas (e muito dinheiro) para selecioná-los: aplicar e corrigir testes escritos, orais, pedagógicos, comportamentais, e, por causa do nosso nicho, teste de negócios. Começamos a perceber que todas as escolas de idiomas de qualidade também tinham o mesmo problema.
Aí pensamos: “Como podemos criar um ambiente em que escolas e professores de idiomas interajam e se conheçam? Será possível diminuir o tempo gasto com recrutamento e seleção, aumentar a eficácia, reduzir o custo, e ainda melhorar a qualidade da equipe contratada? “
Seguindo os ensinamentos do filósofo Epicuro, que disse que “o impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam”, nós tentamos!
Nos juntamos a dois sócios publicitários, da empresa Just Comunicação, e criamos a plataforma dos nossos sonhos. Foi um trabalhão! É claro que o projeto atrasou oito meses para ir ao ar, enlouqueceu os programadores e a todos nós por aqui – pois nós simplesmente não entendíamos a frase: “não está no escopo do projeto”. A reação era: “Cooomo? Essa super ideia que eu tive agora, neste minuto, e que vai trazer ganhos para os professores e para as escolas? Você está dizendo que não pode fazer, porque não havíamos pensado antes? Para tudo e vamos fazer sim!!” Foram muitos ajustes de vela. E agora, finalmente, no ar. Como já disse Jean Moliére, “é comprida a estrada que vai da intenção à execução.”
Mas chegamos ao fim da estrada, que na verdade é o apenas o início de uma outra estrada – uma empresa que pretende solucionar a questão da pouca visibilidade de professores de idiomas diante do mercado, e das escolas e vagas diante dos professores.
Uma plataforma que atende não apenas à Companhia de Idiomas, mas a todas as escolas de idiomas – franqueadas ou independentes – na busca incansável por professores adequados ao perfil que elas buscam. E tem escola para todos os perfis de profissionais, que bom!
Em poucas semanas, centenas de professores de idiomas se cadastraram e realizaram os testes. E, há alguns dias, abrimos a interface para que as escolas possam buscá-los. Sabe o que está acontecendo? Em três dias, já temos dezenas de escolas se cadastrando, e várias visitas agendadas por coordenadores pedagógicos que querem saber mais!
Talvez a gente tenha mesmo de, finalmente, deixar o medo de empreender de lado e obedecer à máxima de Henry Ford: “Se você acredita que pode, você tem razão. Se acredita que não pode, também tem razão.”
Rosangela de Fátima Souza é fundadora e sócia-diretora das empresas Companhia de Idiomas e ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e aluna do Pós-MBA da FIA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso.