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Como Integrar profissionais e contratantes em uma plataforma? - Companhia de Idiomas

Como Integrar profissionais e contratantes em uma plataforma?

Confúcio disse que “você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas.”  Concordo com ele quase sempre. Há pessoas que não mudam, e somos nós quem temos de nos adequar – se isso nos interessar, claro. Há ambientes que não mudam, mas nós podemos aceitá-los e até buscar uma forma de nos divertir quando temos de frequentá-los – se quisermos.

Mas eu realmente acredito na capacidade do ser humano de mudar o vento, não só de ajustar a velas!

Aqui na Companhia de Idiomas, uma empresa de cerca de 140 colaboradores no segmento de idiomas para executivos e “in company”, em 22 anos tivemos  de ajustar as velas, consertar o barco, trocar o barco, mudar o capitão (sim, foram muitas aventuras!)  inúmeras vezes – e, não raramente, conseguimos também mudar o vento.

“Mudar o vento”, para mim, significa não ser refém do mercado, não agir apenas de forma reativa, oferecendo ao cliente “só” o que ele quer. Significa interferir no mercado e compreender a mente do cliente – a ponto de criar um produto ou serviço que o cliente quer, mas ainda não sabe que quer.

Se  conseguirmos transformar uma enorme dificuldade de nossas empresas em uma solução e ainda uma oportunidade de negócio,  o sucesso é garantido.

Fizemos isso com o ProfCerto.  Um dos principais desafios da Companhia de Idiomas era – como em vários setores da economia  – a escassez de mão de obra qualificada.    Ficamos anos tentando atrair professores, gastamos horas (e muito dinheiro) para selecioná-los:  aplicar e corrigir testes escritos, orais, pedagógicos, comportamentais, e, por causa do nosso nicho, teste de negócios. Começamos a perceber que todas as escolas de idiomas de qualidade também tinham o mesmo problema.

Aí pensamos:  “Como podemos criar um ambiente em que escolas e professores de idiomas interajam e se conheçam?  Será possível diminuir o tempo gasto com recrutamento e seleção, aumentar a eficácia, reduzir o custo,  e ainda melhorar a qualidade da equipe contratada? “

Seguindo os ensinamentos do filósofo Epicuro, que disse que “o impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam”,  nós tentamos!

Nos  juntamos  a dois sócios publicitários, da empresa Just Comunicação, e criamos a plataforma dos nossos sonhos. Foi um trabalhão!  É claro que o projeto atrasou oito meses para ir ao ar, enlouqueceu os programadores e a todos nós por aqui – pois nós simplesmente não entendíamos a frase:  “não está no escopo do projeto”.  A reação era:  “Cooomo?  Essa super ideia que eu tive agora, neste minuto, e que vai trazer ganhos para os professores e para as escolas?  Você está dizendo que não pode fazer, porque não havíamos pensado antes?  Para tudo e vamos fazer sim!!”    Foram muitos ajustes de vela.  E agora, finalmente, no ar.  Como já disse Jean Moliére, “é comprida a estrada que vai da intenção à execução.” 

Mas chegamos ao fim da estrada, que na verdade é o apenas o início de uma outra estrada – uma empresa que pretende solucionar a questão da pouca visibilidade de professores de idiomas diante do mercado, e das escolas e vagas diante dos professores.

Uma plataforma que  atende não apenas à Companhia de Idiomas, mas a todas as escolas de idiomas – franqueadas ou independentes – na busca incansável por professores adequados ao perfil que elas buscam. E tem escola para todos os perfis de profissionais, que bom!

Em poucas semanas, centenas de professores de idiomas  se cadastraram e realizaram os testes.  E, há alguns dias, abrimos a interface para que as escolas possam buscá-los.  Sabe o que está acontecendo?   Em três dias, já temos dezenas de escolas se cadastrando, e várias visitas agendadas por coordenadores pedagógicos que querem saber mais!

Talvez a gente tenha mesmo de, finalmente, deixar o medo de empreender de lado e obedecer à máxima de Henry Ford: “Se você acredita que  pode, você tem razão. Se acredita que não pode, também tem razão.”

 



 

Rosangela de Fátima Souza  é fundadora  e sócia-diretora das empresas Companhia de Idiomas e ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA.  Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e aluna do Pós-MBA da FIA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs.  Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso. 

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