by Google Translate
Aprendendo Português com filmes e séries

 

Muitas vezes, não basta estar matriculado num curso de português para aprender a se comunicar. É importante dominar a gramática, as estruturas das frases, pronúncia e vocabulário. Mas, ainda assim, pode ficar faltando contato com a língua como ela é de fato falada, o português do cotidiano. Vou contar aqui como resolver isso e ainda se divertir durante o processo.

 

Não tem nada mais fácil hoje em dia do que assistir filmes e séries de streaming por diversos canais. As opções são inúmeras e essa é uma ótima oportunidade para ter contato com as diferentes expressões culturais do nosso país. Séries e filmes em português podem dar acesso ao idioma falado de modo informal, além de proporcionar expansão do vocabulário com exposição a gírias e expressões do cotidiano.

 

Mas o que escolher? Depende do que mais interessa a você. Sua escolha pode ser em função da duração, do gênero do filme (comédia, documentário, policial…) e da velocidade da fala das personagens. As opções são diversas, mas não deixe isso atrapalhar você.

 

Para quem está começando, recomendo assistir o filme que escolheu com o áudio em português, mas com a legenda no idioma nativo (inglês, francês, espanhol…). Assim, fica mais fácil se familiarizar com a história e entender o que está acontecendo.

 

No estágio seguinte, após conhecer bem a trama e os personagens, uma boa dica é mudar a legenda para o português. Dessa forma, é possível acompanhar o que é dito nos diálogos, comparando com a legenda e identificando a pronúncia das palavras escritas. Esse é um momento importante, já que no português do cotidiano, as palavras são ligadas na frase e muitas sílabas desaparecem na fala. Fique atento!

 

Quando estiver mais à vontade, é hora de começar o estágio seguinte. Escolha uma cena que gostou e que já conheça bem, e procure repetir a fala junto com o personagem. Imite tudo mesmo, entonação, pronúncia e ritmo. Não ficou bom? Não faz mal, pause, volte e tente de novo! Aos poucos, poderá notar seu progresso e sua fala mais natural.

 

Uma outra dica interessante é tentar anotar expressões, estruturas gramaticais e palavras diferentes. Essa é uma estratégia incrível para criar um glossário e ampliar seu vocabulário. E depois que assistiu tudo, que tal convidar alguém para conversar? Pode ser um aluno como você ou alguém que conheça bem o português. Exponha sua opinião, troque ideias e até esclareça dúvidas.

 

O programa do fim de semana já está definido. Agora é só estourar a pipoca e se divertir, enquanto estuda português!

 

Escrito por Patricia Cavalcanti