Misturei para vocês as ideias do Marcos Galperin (MercadoLivre) , Eduardo L’Hotellier (Getninjas) , Aleksandar Mandic (Mandic Magic), Bel Pesce ( FazInova ), Carlos Souza ( Veduca)e José Efromovich ( Avianca) e os agrupei em 10 temas principais. Quem quiser conversar comigo sobre cada tema, terei o maior prazer. Skype: rose.f.souza/ email: rose@companhiadeidiomas.com.br
Sobre execução:
1) Simplifique todos os processos e os mantenha assim
2) Execução sem erros + Velocidade = Sucesso
3) Não se apaixone pelos problemas. Não olhe só os buracos da estrada. Olhe para frente. Cuide dos problemas, mas não detalhe muito, senão perde o foco nas OPORTUNIDADES.
Sobre aprendizado:
1) Olhe para seus concorrentes. Aprenda com eles, não se feche em seu mundinho.
2) Não olhe só para seus concorrentes. Aprenda com o padeiro da esquina. Amplie seu olhar.
3) Tenha curiosidade e humildade de aprender sempre, relacione o que vê com seu trabalho. Quando estiver no papel de consumidor, analise como se sente e o que provoca o sentimento. É provável que quando você é o fornecedor, gere os mesmos sentimentos em seu cliente.
Sobre barreira de entrada:
1) Há negócios que praticamente não têm. Muita gente consegue montar uma cafeteria. Pouca gente consegue montar uma fábrica de reatores.
2) Independentemente do segmento em que você atua, a barreira de entrada para seus concorrentes tem de ser a presença da sua empresa no mercado. Ela tem de ser tão diferenciada, que os candidatos a novos entrantes vão temer começar um negócio, porque terão você como concorrente.
Sobre escalabilidade:
1) Se toda vez que você crescer for necessário o mesmo esforço da primeira vez, é porque seu negócio não tem escalabilidade. Isso só é bom se o cliente estiver disposto a pagar preço premium pelo seu produto ou serviço. Se ele comparar seu preço ao de negócios que conseguem multiplicar a produção com custo cada vez mais baixo por causa do volume, você tem um grande desafio.
2) O compartilhamento de informações e de expertise contribui com esta escalabilidade. Se alguém na empresa já passou por isso, já fez aquilo, quais são os mecanismos que evitam o retrabalho? Ou vai pagar para que um funcionário parta do zero para chegar a um lugar que o colega da outra área já chegou?
Sobre inovação:
1) Se é para transformar a realidade, não dá para partir só dela. Tem de ter uma pitada de surrealismo.
2) Ser o primeiro nem sempre é uma vantagem. Os que vêm depois se beneficiam de novas tecnologias e de nossa expertise.
Sobre atendimento ao cliente:
1) Seu cliente está aonde? O que ele lê? Que sites frequenta? Fique aonde ele estiver
2) Seu cliente precisa e você consegue construir? Então não fala que não tem, apenas pergunte para que dia ele precisa!
Sobre sorte:
1) Sorte é o encontro da vontade e da preparação com as oportunidades
Sobre empreender:
1) A diferença entre o empreendedor e o louco é que o empreendedor convence o outro da sua loucura
2) Empreender é correr risco. Como empreendedor, seu papel é mitigá-lo, obtendo as recompensas.
3) Vai abrir um negócio? Pense rapidamente nos seguintes aspectos:
a) Estratégia – o que queremos ser, o que queremos conquistar?
b) Talentos – com que tipo de gente?
c) Estrutura de Capital – de onde virá o dinheiro para financiar o sonho?
d) Riscos – quais os perigos?
Sobre gente:
1) Nunca deixe que o sucesso suba à sua cabeça, e nem que o fracasso invada seu coração.
2) Não é reter talento. Retenção é aprisionamento. É engajar.
3) Tente não ficar só no know how – saber como fazer, e parta para o know why – saber por que fazer
4) Treina, treina, treina e eles vão embora? Então tente não treinar, não treinar e não treinar – e eles resolverem ficar!
Sobre networking:
1) Quer ter mais conexões? Pense em como pode facilitar a vida de outras pessoas, ofereça ajuda
2) Cuide melhor de quem você já tem – traga para mais perto
3) Peça conselhos , demonstre gratidão
4) Interesse-se genuinamente pelo outro, cultive amigos, esqueça o networking. Cultive relacionamentos, conecte pessoas a outras e a você.
5) Só faça aquilo que tiver sentido para você. As melhores estratégias são as que têm você dentro delas
Espero que estes empreendedores tenham inspirado você a refletir sobre o sentido de todas estas buscas profissionais. Tem uma campanha publicitária recente que diz algo como “se vencer na vida tivesse uma relação só com trabalho, a expressão seria vencer no trabalho, e não na vida.” Então, vamos usar o trabalho para vencer na vida! Até o próximo mês.
Fonte: Rosangela Souza| Portal Carreira & Sucesso
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e ProfCerto.Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA.
Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e aluna do Pós-MBA da FIA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso.