Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Você sabe negociar em idioma estrangeiro? - Companhia de Idiomas

Você sabe negociar em idioma estrangeiro?

Negociar bem é uma competência chave na vida pessoal e profissional. Evita conflitos e desperdício de dinheiro. No ambiente corporativo, dependendo da função desempenhada, essa habilidade é fundamental para o sucesso na carreira.

Com a horizontalização do mundo, a negociação em outros idiomas passou a ser cada vez mais comum. Se negociar em nosso próprio idioma já é uma arte, imagine fazê-lo em um idioma estrangeiro! Os desafios são ainda maiores. Então, o que é necessário fazer para ser um bom negociador? Destaco algumas atitudes:

[CORTAR]1) Harmonizar os objetivos da negociação com as metas da empresa, as quais devem estar sempre claras para todos os colaboradores.

2) Preparar-se bem e aproveitar cada fase da negociação para melhorar ainda mais a sua posição. Isso significa estudar e chegar para reuniões e visitas, munido de informações, dados, fatos e propostas.

3) Aproveitar a própria negociação para aprender mais sobre os limites do seu interlocutor. Observar tudo. Atuar como um jogador de pôquer em meio à sombra de incerteza.

4) Desenvolver um raciocínio rápido para identificar os interesses dos dois lados e ter a criatividade necessária para pensar em possibilidades de criação de valor que gerem situações ganha-ganha.

5) Saber separar as questões pessoais daquelas relacionadas à negociação. É necessário ter uma boa autoestima e segurança para não misturar a transação em si com o relacionamento entre as pessoas envolvidas.

6) Saber reconhecer possíveis obstáculos a um acordo.

7) Saber como costurar alianças.

8 )Criar a reputação de ser honesto e digno de confiança. As melhores negociações são baseadas na confiança. O que se diz se escreve.

Porém, se o profissional não tiver uma ótima comunicação, vocabulário amplo, domínio dos níveis de formalidade e desenvoltura no idioma estrangeiro, dificilmente a negociação será bem-sucedida. Portanto, prepare-se. Há vários livros e cursos com foco específico em vocabulário e estruturas necessárias para realizar negociações de sucesso.

Lígia Velozo Crispino

Posso ajudar?