O que mais contribui para o aprendizado, segundo os alunos?
1. Ter um professor nativo
Opinião de alunos: “Com um professor nativo, eu aprendo mais, porque ele sabe mais.”
2. Modalidade (aulas Presenciais ou por Skype, por exemplo)
Opinião de alunos: “Só aprendo se o professor estiver perto de mim.” Ou “Só aprendo se for online”
3. Contato diário com o idioma
Opinião de alunos: “Não consigo ir muito à aula, sou muito ocupado. Mas vou quando dá. Estudar depois o conteúdo, aí não dá mesmo.”
4. Tempo de fala em aula
Opinião de alunos: “Sou meio tímido pra falar, mas eu entendo e escrevo bem! Faço perguntas, o professor esclarece, acho que estou aprendendo.”
5. Revisões do conteúdo visto
Opinião de alunos: “O professor é ótimo, ele ensina muito bem, manda listas de palavras e muitos textos. ”
O que mais contribui para o aprendizado, segundo especialistas?
1. Contato diário com o idioma
Ficou em terceiro lugar na opinião dos alunos, como o fator mais relevante para o aprendizado. Para os especialistas, é o primeiro.
Opinião dos especialistas: “É o que mais importa. Aulas todos os dias, imersões, ou o contato diário através de apps, redes sociais, youtube, TEDTalks, livros, games, músicas, séries. Desde que o aluno pratique as quatro habilidades (fala, compreensão oral, escrita e leitura) e não se concentre em uma delas, o aprendizado é proporcional ao número de horas de exposição e prática do idioma.”
2. Tempo de fala em aula
Ficou em quarto lugar na opinião dos alunos, como o fator mais relevante para o aprendizado. Para os especialistas, é o segundo.
Opinião dos especialistas: “A comunicação oral em inglês (falar e entender) é a competência mais desafiadora para a grande maioria dos alunos. O curso deve motivar o aluno a simular diálogos possíveis, expressar suas opiniões, contar estórias em inglês. Os mais tímidos podem não querer se expor, mas sem esta exposição em todas as aulas, a comunicação oral nunca será natural. O aluno vai dizer que tem nível avançado, só não sabe falar inglês.”
3. Revisões do conteúdo visto
Ficou em último lugar na opinião dos alunos, como o fator mais relevante para o aprendizado. Para os especialistas, é o terceiro.
Opinião dos especialistas: “É um engano muito frequente, por parte de alunos e até de professores. Não é porque um conteúdo foi ensinado que significa que ele foi aprendido. Pode-se dizer que, se não foi aprendido, não foi ensinado, foi apenas mostrado aos alunos. E garantir aprendizado requer repetição do mesmo conteúdo, de várias maneiras. Nem sempre isso acontece – em aula ou fora dela. Resultado: muito é visto, pouco é de fato aprendido.
4. Modalidade (aulas Presenciais ou por Skype, por exemplo)
Ficou em segundo lugar na opinião dos alunos, como o fator mais relevante para o aprendizado. Para os especialistas, é o quarto.
Opinião dos especialistas: “Os outros três fatores são muito mais relevantes. Há alunos que quase não vão à aula, porque pegam trânsito, por exemplo – mas não abrem mão da aula presencial. A regularidade de contato com o idioma é mais importante e eles não percebem.” Mas é claro que há alunos que têm mais concentração nas aulas por Skype, outros nas aulas presenciais. Entender seu estilo de aprendizagem e o que desvia sua atenção é fundamental.
5. Professor nativo
Ficou em primeiro lugar na opinião dos alunos, como o fator mais relevante para o aprendizado. Para os especialistas, é o último!
Opinião dos especialistas: “Há excelentes professores nativos no mercado. Há professores nativos muito ruins. Isso acontece com professores não nativos também. Um excelente professor deve dominar o idioma, dominar diversas técnicas de ensino, saber adaptá-las a cada aluno ou grupo, não ser o centro da aula, promover prática de todas as habilidades, revisar até garantir o aprendizado. Deu para perceber que estas ações independem do país onde o professor nasceu. Mas é claro que se o aluno tem um nível super avançado, um professor nativo pode trazer desafios ao seu curso.
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso, RH.com e Exame.com. Professora de Técnicas de Comunicação, Gestão de Pessoas e Estratégia na pós graduação ADM da Fundação Getulio Vargas/FGV.
E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa e que dão aulas por Skype. Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br