Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

As características de um ótimo professor de idiomas - Companhia de Idiomas

As características de um ótimo professor de idiomas

Perfeição não existe, mas isso não pode ser uma desculpa. Todos nós temos pontos positivos e pontos a melhorar e, a fim de ajudar alunos e professores a reconhecer o que está bom e o que precisa mudar, criamos uma ferramenta de análise das boas práticas de ótimos professores de idiomas. 
 

 

Avalie se seu professor está mandando bem e se ele será um facilitador no caminho à fluência no idioma estrangeiro. 

Dinamismo e Entusiasmo

É dinâmico e alto astral
Demonstra paixão pelo que faz 
“Gosta de gente”
É autoconfiante

Realizamos mapeamentos de expectativas e necessidades com todos os alunos que vão realizar curso com a Companhia de Idiomas e é muito comum ouvir que os alunos esperam aulas dinâmicas.

Organização e Clareza

Foca nos objetivos, necessidades e realidade dos alunos. Sabe que é sobre os alunos e não sobre o professor
Sempre está preparado para as aulas, ou seja, faz sua lição de casa
Dá explicações claras
Usa exemplos; dá detalhes; faz analogias, metáforas  e aborda o material do curso de várias maneiras, não só para facilitar a compreensão, mas também para proporcionar maior retenção do conteúdo 
Consegue abordar temas áridos de uma maneira simples e de fácil compreensão para os alunos

Interação

Faz uso do que existe de melhor nas várias metodologias existentes 
Explora as nuances e peculiaridades do idioma
Discute temas variados 
Motiva, orienta, utiliza e dá dicas de recursos adicionais, tais como: aplicativos, sites, livros etc 
Elogia o progresso dos alunos
Respeita o estilo e ritmo de aprendizagem dos alunos, sem deixá-los em sua zona de conforto
Sai do script sempre que precisar a fim de garantir o resultado esperado e necessário
Cobra a realização de atividades extraclasse
Sinaliza os erros e o que os alunos precisam melhorar, ou seja, dá feedback constante
Está preocupado com a qualidade de suas aulas e o desenvolvimento dos alunos
Mantém vários canais de comunicação com os alunos


Todas essas atitudes estão embasadas no excelente nível linguístico no idioma. Um ótimo professor está sempre estudando e se atualizando. 

Como o aluno não é um especialista na área, ele precisa saber diferenciar quem está professor de quem é professor. Isso faz muita diferença no resultado do curso!

A Companhia de Idiomas conduz um processo seletivo, bastante rigoroso, dos seus professores, com 4 etapas, a saber:

1. Teste escrito on-line
2. Entrevista para avaliação de competências comportamentais
3. Avaliação oral
4. Avaliação pedagógica

Se o professor passar por todas essas etapas, ele fará a integração e depois, para cada projeto linguístico que assumir, ele receberá treinamento específico com o coordenador pedagógico.

Se você é professor de idiomas e quiser trabalhar conosco, faça seu cadastro http://companhiadeidiomas.com.br/profteste/pt 

Se você é aluno e quer conhecer mais sobre nosso trabalho, visite nosso site www.companhiadeidiomas.com.br e solicite uma proposta.


Adaptado do esquema desenvolvido por M. Hildebrand, 1971.

Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 25/01 na Exame.com. Editado por Lígia Crispino para o blog da Companhia de Idiomas.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e do ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista dos portais RH.com, Vagas Profissões e Revista da Cultura. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. 
Fale com: 
roselicampos@companhiadeidiomas.com.br




Posso ajudar?