Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Como as suas emoções podem influenciar na aprendizagem de idiomas - Companhia de Idiomas

Como as suas emoções podem influenciar na aprendizagem de idiomas

As emoções têm uma influência relevante nos processos cognitivos, incluindo percepção, atenção, aprendizagem, memória, raciocínio e resolução de problemas. As emoções influenciam particularmente a atenção, a seleção que fazemos para o que daremos foco e como agiremos. Portanto, não existe processo de aprendizagem de idioma estrangeiro sem emoções envolvidas. 

A questão é que tipo de emoções sentimos quando estamos estudando ou usando um idioma estrangeiro em reuniões. Se elas forem negativas, como o medo, limitarão nosso foco para a ameaça que elas causam. Desta forma, a retenção do conteúdo na memória de longo prazo será muito baixa ou inexistente. 

Por outro lado, se elas forem positivas, ampliarão nosso repertório de pensamentos e ações combinados. As emoções positivas atuam em nossa memória e nos permitem ter uma visão mais ampla, fazer conexões, mudar nossos pensamentos, ser mais criativos e tudo isso eleva nosso potencial de aprendizagem. As emoções positivas mais frequentes são:

  • Passado satisfação, contentamento, realização, orgulho e serenidade
  • Presente alegria, êxtase, tranquilidade, entusiasmo, prazer e flow
  • Futuro otimismo, esperança, fé, confiança e segurança

Caso as emoções negativas estejam no seu caminho, criando barreiras, será preciso que o aluno faça um mergulho interior e observe quais emoções sente em aula e quando tem de se comunicar no idioma estrangeiro. Depois disso, investigue as origens. As emoções negativas são, normalmente, cultivadas por um ou mais contextos de nossa educação familiar e/ ou escolar, tais como:

– Os pais eram muito rígidos e cobravam excessivamente um ótimo desempenho na escola. 

– Nas escolas onde estudou, seus professores ou colegas causaram algum de insegurança, medo, baixa autoestima ou uma autocrítica exagerada que não tolera o erro. 

Nosso cérebro só está totalmente formado ao completarmos 21 anos. Então, antes disso e em especial na infância, não temos maturidade para entender e assimilar, de forma positiva, tais acontecimentos e os traumas passam a nos acompanhar até a fase adulta. Em nossas mentorias de aprendizagem, nos deparamos com profissionais muito competentes em suas funções, estudando inglês há vários anos, que não conseguem participar ativamente em uma reunião de trabalho conduzida em inglês.

O ambiente de aprendizagem deve criar emoções positivas como diversão, orgulho pela realização, alegria, entusiasmo; deve despertar a curiosidade. Os alunos, por sua vez, precisam visitar esses contextos, em família e em escola, e ressignificar as emoções negativas incorporadas. 

O pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude os seus pensamentos e você mudará o seu mundo.” Norman Vincent Peale

Se você passa por isso, também pode realizar a mentoria de aprendizagem de idioma estrangeiro com a gente.

Escrito por Lígia Crispino e publicado na coluna semanal da Exame.com. Editado para o blog da Companhia de Idiomas.

Posso ajudar?