BLOG

26
ABR
17

13 reasons why, what, where, who, which…



 

A série 13 Reasons Why nos faz refletir sobre temas fundamentais na sociedade, como: “suicide, bullying, jealousy, gossip, pressure, sabotage, drinking habits, stalking, loyalty, school system, status, modern families, social networking, rape” e tantos assuntos que valem a discussão. Não poderíamos deixar de mencioná-la aqui e em breve vamos fazer uma atividade com trecho de um dos episódios. Mas hoje o exercício é com “Wh-word/clause”, como usada no título: 13 reasons why...

Veja se consegue completar as 13 frases abaixo com uma das Wh-words: what, when, where, who, which, why, how.

1. I know _________ you live. You live near Jessica’s.
2. I wonder _______ wrote it. One dark human being, that’s for sure. I mean, I like the poem, I think.
3. Clay wondered _________ was going to happen next.
4. I asked _________ she wanted. She answered she just wanted a glass of iced water.
5. She was trying to explain _________ the accident had happened, that’s... / 6. ... _________ she gave so many details.
7. She wouldn’t admit _________ she had done.
8. “Did he say _________ he would come?” “Yes, he did. Next week.”
9. I missed my bus. That’s _________ I was late.
10. Police station – that’s _________ we are going to.
11. There were just two things to do. She had to decide _________ one was the best for her.
12. Can anyone suggest _________ to talk to Mr. Porter? Some of them say they should never do it.
13. I wonder _________ you feel about it.

RESPOSTAS
1. where
2. who
3. what
4. what
5. how
6. why
7. what
8. when
9. why
10. where
11. which
12. when
13. how

FONTES
learnenglish.britishcouncil.org
netflix.com

Escrito por Rose Souza. Publicado em 12.04 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Rose Souza para o blog da Companhia de Idiomas

Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso, RH.com e Exame.com. Professora de Técnicas de Comunicação, Gestão de Pessoas e Estratégia na pós graduação ADM da Fundação Getulio Vargas/FGV.

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br

25
ABR
17

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês



 

Avaliamos o nível de inglês de muitos candidatos, para estágios a cargos executivos, e é incrível perceber que, mesmo sendo uma competência desejada pelas empresas há muito tempo, muitos profissionais não se preparam para a entrevista de emprego em inglês.

Portanto, a fim de ajudar nessa etapa importante para quem está buscando uma colocação no mercado de trabalho, listo abaixo nove dicas para você se sair melhor em sua próxima entrevista de emprego em inglês.

9 dicas para mandar bem na entrevista de emprego em inglês

1. Um erro comum é o candidato acreditar que, falando pouco, estará correndo menos riscos de errar. Sem conteúdo, o avaliador terá dificuldades de identificar o nível de fluência, ou pior, poderá achar que o candidato não tem conhecimento do idioma e o classificará em um nível mais básico.

2. O candidato não deve impor o que quer falar na entrevista de emprego em inglês, pois dá a nítida impressão de que decorou ou se preparou para falar sobre aquele assunto, quase sempre sobre sua experiência. Ele deve deixar o avaliador conduzir as perguntas. Quando percebemos que o discurso está decorado, mudamos totalmente o tipo de assunto para testar seu conhecimento real do idioma.

3. Normalmente a avaliação oral de idioma estrangeiro é terceirizada. O avaliador não sabe detalhes do processo e, muito menos, se o candidato tem chances de passar para a próxima etapa. Portanto, ele não deve perguntar como foi no teste, se tem chances. Isso demonstra muita ansiedade e insegurança e a decisão final é da empresa ou da consultoria de RH. Ela tem o resultado das outras etapas do processo.

4. O candidato deve evitar respostas decoradas, ele tem de soar natural, desenvolto, e mostrar que está presente na conversa. Uma conversa é um processo criativo, uma jornada que leva as pessoas para o mundo dos pensamentos e ideias. Cuidado com os clichês e respostas prontas.

5. Atenção para os vícios de linguagem em inglês, tais como: you know, kind of, then, so, right. Uma sugestão interessante é o candidato gravar algumas falas espontâneas, depois ouvir com o objetivo de perceber se tem algum desses vícios de linguagem e também se comete erros de gramática ou pronúncia. Se tiver dificuldade de fazê-lo sozinho, pode contratar uma escola de cursos customizados para ajudá-lo a identificar esses erros e eliminá-los. O ideal é tentar reduzir ao máximo os erros e a repetição de palavras, elas soam como muleta e que você não tem muita consciência do seu discurso.

6. O candidato precisa estar sempre bem informado, inclusive para as avaliações em idioma estrangeiro. O avaliador poderá fazer perguntas sobre fatos recentes a fim de checar seu vocabulário geral na entrevista de emprego em inglês.

7. As avaliações orais cobram vocabulário de negócios, para isso é importante que o candidato esteja familiarizado com alguns jargões e expressões. Em alguns processos, é possível que seja cobrado o vocabulário específico de uma dada área. Por isso, é recomendado ler, em inglês, livros de negócios e sites especializados em notícias do mundo corporativo.

8. É muito comum avaliar candidatos que, mesmo tendo estudado por alguns anos o idioma estrangeiro, se comunicam, basicamente, usando o tempo presente dos verbos. Não fazem distinção se estão relatando fatos passados ou ações futuras. Isso pode causar ruídos na comunicação. A sugestão é estudar os tempos verbais e suas aplicações e tentar usá-los corretamente em seu discurso. Em um processo seletivo, você falará do seu passado, presente e futuro.

9. Há muitas escolas de idiomas e várias não oferecem a carga horária necessária em sua grade para que os alunos atinjam a fluência. Consequentemente, nem sempre o nível avançado de um escola é realmente esse nível quando confrontado com a grade comum europeia CEFR (Common European Framework of Reference for Languages). Essa grade é utilizada pelas consultorias de idiomas para definição do nível linguístico dos candidatos em processos seletivos. Se estiver inseguro, há escolas que oferecem mapeamento linguístico, definindo o nível de proficiência, as áreas de atenção em gramática, vocabulário, pronúncia e desenvoltura, e um plano de ação com estratégias de desenvolvimento do idioma.

A sorte é a combinação de oportunidade com a preparação. Deixo, então, duas frases em inglês de Jim Rohn para reflexão e um convite para o Painel de Transição de Carreira. Na ocasião, falarei sobre os erros de inglês que prejudicam sua entrevista de emprego e a consultora especialista em recolocação profissional, Neiva Gonçalves Mello, dará dicas de entrevista de emprego em português. Será no dia 02/05, das 19h15 às 21h30, no auditório da Livraria Martins Fontes na Avenida Paulista, 509, em frente ao metrô Brigadeiro. O evento é gratuito. Faça sua inscrição com karina.soares@companhiadeidiomas.com.br.

“Don’t wish it were easier, wish you were better.”

“Discipline is the bridge between goals and accomplishment.”


Escrito por Lígia Crispino. Publicado em 25/04 no Portal Vagas Profissões.


Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa.
Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br

19
ABR
17

Dois canais interessantes do YouTube para estudo extraclasse de inglês



 

Aprender um idioma estrangeiro com o inglês ultrapassa a barreira das aulas, os alunos precisam se dedicar ao estudo extraclasse com disciplina. Para que o estudo extraclasse não fique limitado aos exercícios do workbook ou do livro de gramática, muitos recursos são criados, quase que diariamente, para nos ajudar a consolidar o que é visto em aula.

No entanto, a Internet é democrática e temos de saber escolher o que será mais eficaz para atingirmos nossa meta de fluência no inglês. O YouTube possui muitos canais (channels) dedicados ao estudo e prática do idioma. Aqui estão duas boa dicas:

1. BBC Learning English
https://www.youtube.com/user/bbclearningenglish/featured

Todos os dias, publica vídeos que abordam pontos gramaticais, vocabulário, pronúncia e Business English. Há também uma sessão para solução de dúvidas de alunos e dicas de estudo. É um canal bem variado. Estas são algumas das sessões:

English through Drama

1. English at Work – Tip top training
São diálogos curtos com personagens retratados em desenho no mundo corporativo. Há legenda em inglês. Toda quinta tem vídeo novo e já passam dos 40.

2. English at University
São 18 áudios, com imagens, que contextualizam possiveis diálogos de alunos estrangeiros na universidade. Eles têm uma pitada de humor.

3. Shakespeare Speaks
20 vídeos ilustrados com situações envolvendo Shakespeare e os temas abordados em suas obras. Duração média de 4 minutos e sotaque bem britânico.

Exam Skills
Atualizada toda segunda, esta sessão traz dicas de estudo para quem está se preparando para exames de proficiência de inglês. São áudios ilustrados com depoimentos de alunos de diversos lugares do mundo. Não dá dicas da língua inglesa apenas de preparação para testes em geral.

English in the News
Esta sessão utiliza notícias para abordar vocabulário, pronúncia e gramática. Atualizada toda terça e quarta.

1. News Review (64 vídeos)
2. Pronunciation in the News (10 vídeos)
3. English Vocabulary in News Stories (202 vídeos)


The Teacher’s Room
Esta sessão é dedicada aos professores de inglês. Atualizada às quintas-feiras.

Learner’s Questions
Este é o espaço em que as dúvidas de estudantes de inglês são solucionadas. Há dúvida nova solucionada toda sexta.

Grammar, Vocabulary and Everyday English
Mais de 150 vídeos abordando pontos gramaticais, vocabulário, expressões, phrasal verbs etc.

2. TOEFL TV
https://www.youtube.com/user/TOEFLtv

Este é um curso preparatório on-line e gratuito para quem precisa prestar o TOEFL, como certificação de fluência no inglês, para estudar no exterior. A duração é de 6 semanas e os vídeos são curtos, com duração entre 2 a 4 minutos. São cinco especialistas que abordam as sessões do teste: Listening, Reading, Speaking e Writing. Há um professor que fala sobre a complexidade do teste com um todo. O canal contém 4 sessões:

1. Inside the TOEFL test
Este é o conteúdo do curso com os professores explorando cada detalhe e peculiaridade das sessões do teste.

2. Tips for the TOEFL
Depoimentos com dicas de estudo de pontos gramaticais, pronúncia, vocabulário e gramática, inclusive para o Speaking.

3. Estudando no Exterior
Contém depoimentos de professores de faculdades e universidades de vários países, não só dos EUA. Eles falam da importância do teste na vida dos alunos.

4. TOEFL – Destinos no Mundo
Dicas de universidades em vários lugares, tais como: Austrália, Nova Zelândia, Ásia, América do Norte, América do Sul, África e Reino Unido

5. TOEFL Resources
São 9 vídeos que dão uma visão geral do que é o teste, dicas de como se preparar para aplicá-lo. Na verdade, é uma seleção específica da sessão Inside the Test.
Este canal é uma boa ferramenta para complementar um curso preparatório de TOEFL!

Se você precisa prestar o TOEFL, entre em contato comigo pelo e-mail ligia@companhiadeidiomas.com.br ou por Skype ligiavelozo. Avaliaremos seu nível linguístico atual e o gap entre a pontuação que você precisará.

Escrito por Lígia Velozo Crispino. Publicado em 19.04 na coluna semanal da Exame.com. Editado por Lígia Velozo Crispino para o blog da Companhia de Idiomas.

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas. Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões. Organizadora do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes.

E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa. Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br