Artigos de Negócios

02
AGO
17

5 Dicas para motivar seu time multicultural - em inglês



 

Sabemos que a qualidade dos relacionamentos é determinante para o sucesso de muitos negócios. Entender e alinhar as expectativas com os employees (funcionários), com os leaders (líderes), com os suppliers (fornecedores) e com os customers (clientes) é papel de qualquer profissional, independentemente da função ou posição.  Estes relacionamentos hoje ultrapassam fronteiras: você pode ser colega (coworker) de um americano, ser liderado por um indiano, e ter um líder (leader) australiano. Por causa de tudo isso, todos nós temos de aprender a expressar apreciação em inglês.

Gary Chapman e Dr. Paul White escreveram o livro: "The 5 Languages of Appreciation in the Workplace”, depois do sucesso do livro "The 5 Love Languages".  Os autores afirmam que as “5 languages of appreciation in the workplace” são universais, e que uma pessoa se sente apreciada -  e, portanto, motivada, quando usam com ela a linguagem “que ela entende”. Se você ficou curioso e quer saber qual é a sua linguagem, e ainda quer praticar inglês, entre em: 5lovelanguages.com

As cinco linguagens foram colocadas aqui de forma resumida, com algumas dicas em inglês, para você usar com seu multicultural team.

1. Words of Affirmation

Para os autores, saber elogiar (no idioma do outro) é fundamental para construir um time eficaz.

"You did a great job"    
"It is awesome"
"Thank you"  
"Great idea"
"You've learned from your mistake. Let's move on"


Além dos exemplos acima, incluímos:   

"What do you think?"   

Segundo John Willard “Bill” Marriott Jr., chairman executivo e ex-CEO da rede de hotéis Marriott, estas são as quatro palavras mais importantes na língua inglesa: "What do you think?". Elas são úteis para:
- build teams
- build relationships
- empower workers to present their own thoughts


2. Acts of Service

Os autores do livro afirmam que algumas pessoas se sentem apreciadas quando alguém faz algo por elas, quando recebem algum tipo de ajuda. Se para alguns "actions speak louder than words”, então é hora de treinar as perguntas:

"How can I help you?"
"What can I do for you?"


3. Receiving gifts

Segundo Chapman, "some people like things to feel appreciated". Ou seja, alguns se sentem apreciados quando ganham algo.  Os "gifts" podem ser:

- flexible work schedule
- a personalized gift
- a greeting card for no reason at all, or to celebrate a special day such as a birthday, or to offer sympathy when a coworker is ill or experiences a family death.  
- money - end of the year bonuses, attendance bonuses, quarterly bonuses and gift certificates say "thank you" quite nicely.      
- food - take coworkers or staff to lunch for a birthday, a special occasion or for no reason at all. Or, order pizza or lunch from a caterer or a store that delivers. Schedule a brunch for a team that has met its current goals.  


4. Quality Time

"Giving undivided attention" - Demonstrar interesse verdadeiro, ou dar atenção total são comportamentos que fazem com que o outro se sinta valorizado: "Questions and acknowledgments about their family, their hobby, their weekend or a special event they attended are always welcome."

"How did Johnny's tournament turn out this weekend?"
"Is your mom getting better?"
"How was your weekend?" (listen and ask more questions)



5. Physical Touch

Esta linguagem é poderosa mas requer cuidados, pois algumas pessoas não gostam de ser tocadas, ou podem entender errado a sua intenção. Outras pessoas, no entanto, se sentem apreciadas quando são "appropriately touched". Pats on the back.




"Coming together is a beginning. Keeping together is progress. Working together is success." - Henry Ford


FONTE:
sportsleader.org
productiveteams.com
5lovelanguages.com


E se você quer se aprofundar neste assunto, fale com a gente. A Companhia de Idiomas tem professores que vão até a sua casa ou empresa e que dão aulas por Skype. Fale com: karina.soares@companhiadeidiomas.com.br

Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e ProfCerto. Graduada em Letras e Tradução/Interpretação pela Unibero, Business English na Philadelphia, USA. Especialista em Gestão Empresarial com MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP. Desenvolveu projetos acadêmicos sobre segmento de idiomas, planejamento estratégico e indicadores de desempenho para MPMEs. Colunista do portal da Catho Carreira & Sucesso, RH.com e Exame.com. Professora de Técnicas de Comunicação, Gestão de Pessoas e Estratégia na pós graduação ADM da Fundação Getulio Vargas/FGV.