Artigos de Gestão

Artigos de Gestão

16
MAI
13

Feedback



 



Tanto se fala em feedback, dicas e melhores práticas para dar e receber feedback, mas ainda é um grande desafio na vida profissional e pessoal.O que mais vejo no ambiente corporativo são pessoas despreparadas para ouvir o que precisam melhorar.

Existem quatro reações negativas muito comuns de pessoas que precisam receber feedback:

1) O profissional ouve, não questiona, dá a entender que aceita o que está sendo colocado. No entanto, não faz nada para mudar, ou seja, continua agindo da forma como sempre agiu.

2) O profissional torna-se agressivo e começa a atacar quem está dando o feedback ou pessoas da equipe.

3) O profissional ouve, fica muito chateado e passa a ter um comportamento oposto ao que foi sinalizado. Em outras palavras, passa a agir de forma extremamente oposta, radicalizando. Pensa: "Ah, é assim. Então, agora vai ser assim!"

4) A última reação é ficar melindrado, levar a sinalização para o lado pessoal e ficar sem falar com a pessoa que deu o feedback.

O feedback é fundamental para nos tornarmos pessoas e profissionais melhores. Se nos fechamos para essa oportunidade de crescimento, continuamos presos ao nosso próprio umbigo.