Artigos de Gestão

Artigos de Gestão

28
JUN
11

Calda de chocolate e taxonomia de Bloom



 


A taxonomia de Bloom, mencionada em algumas sessões do workshop que conduzi com os professores da Companhia de Idiomas, em maio, revela que há algumas fases a percorrer no processo que denominamos aprendizado. Nessa ordem: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Se você não é capaz de aplicar o que aprende, analisar de forma crítica, avaliar o que ocorre ao seu redor, está na hora de pensar sobre a qualidade do ensino que teve em sua infância e que tipo de aluno se tornou – o quanto foi cobrado a apenas despejar de volta conteúdos, ou foi motivado a pensar sobre eles e aplicá-los em diferentes contextos. Como consequência, que tipo de profissional você se tornou? Faz dezenas de cursos, assiste a palestras, anota bastante, mas na vida pessoal e profissional não muda muita coisa, não usa o que aprendeu, não questiona ou relaciona o que viu no curso ao que vê todos os dias? Então você ainda está na base da pirâmide do verdadeiro aprendizado, segundo Bloom. Ou você até questiona, mas deixa para fazer algo de concreto “depois”, já que agora está sem tempo? Aí vem outro curso, outra palestra, outro artigo e os bloquinhos de anotações vão se acumulando…


20
JUN
11

Mudar é preciso…



 


Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” (Charles Darwin)

Esta célebre frase de Darwin nos conduz à reflexão sobre a presença inevitável das mudanças nos vários aspectos de nossas vidas, como um desafio que precisa ser aceito para a garantia de nossa existência. Assim também se apresenta essa realidade em nossa vida profissional, como professores de idiomas.


09
JUN
11

Conflitos



 


Essa palavra normalmente traz uma conotação negativa e faz parte da nossa realidade. No entanto, se analisarmos friamente, ela pode ser oportunidade de aprendizado e crescimento, ou seja, um conflito pode e deve ser proveitoso, muitas vezes.

Se procurarmos no dicionário, conflito quer dizer:

1) oposição de interesses, sentimentos, ideias. 2) luta, disputa, desentendimento. 3) briga, confusão, tumulto, desordem. Enfim, há vários graus de conflitos, conflito interno e até o armado. As principais causas dos conflitos são as diferenças de personalidade; ego e estresse.